quinta-feira, 4 de abril de 2013

MARTIN LUTHER KING

"Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados pelo caráter, e não pela cor da pele."
                                                                    Martin Luther King



Hoje, dia 04 de abril de 2013, fazem 45 anos da morte do mais atuante ativista político, lutador pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos e combatente do preconceito racial, que o mundo já viu.
Foi assassinado em um hotel em Memphis, por um opositor, nos Estados Unidos aos 39 anos. O assassino, um homem branco, foi condenado a 99 anos de prisão.
Martin Luther King nasceu no dia 15 de janeiro de 1929 em Atlanta.
Formou-se em teologia pelo Seminário Teológico Crozer e, em 1955, concluiu o doutorado em filosofia pela Universidade de Boston.

Em 1954 Martin Luther King iniciou suas atividades como pastor em Montgomery, capital do estado do Alabama, quando começou a luta contra o preconceito racial, quando do incidente em que uma cidadã chamada Rosa Parks ,recusou-se a ceder seu lugar para um branco num ônibus, King liderou um forte boicote contra a segregação racial. O movimento durou quase um ano, King chegou a ser preso, mas ao final a Suprema Corte decidiu pelo fim da segregação racial nos transportes públicos.
Seu evento mais importante foi quando conseguiu reunir 200.000 pessoas e proferiu o discurso “Eu tenho um sonho”, em Washington, no dia 28 de agosto de 1963. O discurso foi tão Importante que deu origem à lei dos Direitos Civis de 1964. Em 1965, foi publicada a lei dos direitos de voto dos negros.
Martin Luther King recebeu o Prêmio Nobel da Paz, em 1964. 
Em 1983, a terceira segunda-feira do mês de janeiro foi decretada feriado nacional, nos Estados Unidos, em homenagem ao aniversário de Martin Luther King. 



Parte do discurso de Martin Luther King, em Washington, em 1963.


Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário