X Fórum Étnico Racial acontecerá este mês em Toledo
Entre os dias 15 e 17 de agosto, acontecerá o X Encontro do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do Paraná (FPEDER-PR). O encontro será realizado no Teatro Municipal de Toledo e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com início previsto para as 8 horas da manhã, com uma apresentação de tambores, exposição e mesas de debates.
O FPEDER foi criado em 2004 e a partir deste ano iniciaram-se os encontros anuais. O último foi realizado em Maringá em 2012. O fórum é uma instância de interlocução entre a sociedade e o Estado e tem o objetivo de preparar educadores capazes de inserir de maneira correta o ensino da cultura Africana, nas escolas públicas e particulares, para tanto serão realizadas palestras e oficinas de aprendizagem durante o fórum.
O tema escolhido para o fórum é ‘Dez anos da Lei 10639/03, perspectivas e desafios em sua implementação na educação escolar do Paraná’. A temática foi aderida porque no último dia nove de janeiro comemorou-se no Brasil dez anos que a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática ‘História e Cultura Afro-Brasileira’. Ainda refere-se a História e Cultura Afro-Brasileira que devem ser ministradas no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileira. Além de incluir no calendário escolar o dia 20 de novembro como Dia Nacional da Consciência Negra.
O Fórum é voltado aos educadores municipais e estaduais e aos representantes de movimentos que trabalham para que a lei seja realmente cumprida, mas também será aberto à participação de toda a comunidade. Conforme a coordenadora da Diversidade Cultural da Secretaria de Educação de Toledo, Caroline Recalcatti Silveira, cerca de 700 pessoas devem participar do evento. “São 700 vagas abertas para todo o estado e as inscrições são gratuitas. Estamos esperando uma grande participação, tanto de pessoas do Paraná, como também de outros lugares do país, uma vez que este fórum é referência pela qualidade de conteúdo e dos profissionais que estarão presentes”, comentou.
Programação
A frente das palestras estarão a Drª Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva com experiência em pesquisa e extensão em Educação: relações étnico-raciais; práticas sociais e processos educativos; políticas curriculares e direitos humanos. Também uma das mentoras da Lei 10639/03. Ainda estarão presentes o Conselheiro do Ministério da Educação (MEC), Eduardo Davi de Oliveira e a Primeira Negra á conquistar o cargo Reitora de uma Universidade, Nilma Lino Gomes, da Universidade Ácacio Almeida de Belo Horizonte, Minas Gerais.
Na sexta-feira pela manhã acontecerão as palestras com a Dr Petronilia e o conselheiro do MEC, Eduardo Oliveira. Na parte da tarde serão realizadas oficinas junto á Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a noite será realizada uma noite cultural com apresentações de Escolas Municipais e Estaduais dentro do tema proposto pelo fórum. Também serão realizadas exposições de trabalhos confeccionados pelas escolas e Universidades.
A manhã do sábado inicia com as oficinas na Unioeste. No período da tarde será realizado um debate de fechamento com a discussão sobre o material elaborado para o fórum. De acordo com Caroline a organização está pesquisando uma ajuda de custo para alimentação e acedência de lugares para que o evento aconteça.
Fonte: http://www.toledo.pr.gov.br/noticia/x-forum-etnico-racial-acontecera-este-mes-em-toledo
Fonte: http://www.toledo.pr.gov.br/noticia/x-forum-etnico-racial-acontecera-este-mes-em-toledo
Nenhum comentário:
Postar um comentário