quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Equipes Multidisciplinares



Informativo nº 47
 

O Estado do Paraná, desde de 2003 tem desenvolvido uma série de ações com o objetivo de implementar a Lei nº 10. 639/03 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no currículo oficial da Rede Ensino. Entre as ações destacam-se: os Grupos de Estudos, os Encontros de Educadores(as) Negros(as) do Paraná, os Simpósios de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, a produção de Cadernos Temáticos sobre as Relações Étnicorraciais na Escola, bem como a participação no Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnicorracial do Paraná.
  A partir do ano de 2006, através da Deliberação nº 04/06 do Conselho Estadual de Educação do Paraná preconiza nos seus artigos 6º e 8º a formação de Equipes Multidisciplinares e o acompanhamento e registro das atividades por elas desenvolvidos. 
Portanto, temos essa tarefa dentro da escola, de ser o espaço de discussões entre toda a comunidade escolar (pais, alunos, professores, funcionários, etc), sobre a diversidade, a desigualdade, a maneira que as pessoas discriminadas são tratadas e vistas pela sociedade, as oportunidades que lhe são negadas e as contribuições do povo negro na sociedade e cultura brasileira.

Nesse sentido, o trabalho das Equipes Multidisciplinares nas escolas da Rede Estadual de Educação é fundamental importância para o processo de superação das práticas discriminatórias, seguidas de racismo e preconceitos raciais, que ainda se fazem presentes no espaço escolar. Trata-se de uma abordagem cujo intuito é ampliar a discussão e encaminhar ações educativas no que concerne às Relações Étnico-Raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana para além do currículo.
 
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ


SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO


NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO - PONTA GROSSA – PARANÁ
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário